quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PASSO 02 – GSA 2012 – 3’R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REDUZIR
Com a proposta da segunda prova do GSA parei para rever minha Pegada de Carbono e conclui que alguns gastos são difíceis de serem totalmente eliminados, como o gasto do combustível para ir trabalhar e a energia da luz e agua que gosto em casa, mas também sei que com algum esforço posso diminuir esses gastos. Então, algumas das minhas iniciativas a partir dessa última semana foram:
  • Como eu não poderia excluir meus banhos (rs), fiquei atenta ao tempo gasto nos mesmos, controlando os minutos.
  • Na minha casa moramos eu e minha mãe e nós ficamos em casa praticamente somente de noite e finais de semana! Como somos somente nós duas nós ficamos muito tempo juntas, no mesmo ambiente, então não vejo como podemos economizar mais no quesito luz.
  • Sempre fui trabalhar sozinha de carro e por várias vezes enquanto estava parada no transito me perguntava por que todos os carros têm somente 01 pessoa, inclusive o meu. Penso na comodidade que temos quando não dependemos de ninguém, podendo ir e vir na hora que quisermos, mas reconheço que essa atitude não colabora com o meio e com as outras pessoas. Por isso, essa prova me estimulou a fazer algo e MUDA! Todos os dias desta semana eu e a Ana, menina da foto, fomos e voltamos juntas para o trabalho. Ela mora no caminho da minha casa para o trabalho, entramos e saímos no mesmo horário e por isso estamos nos adaptando bem a “carona”! Do que depender de mim continuaremos fazendo nossa parte e continuaremos com as “caronas”.
  
 
Ana Carol e Glenda no trabalho =)
  • No trabalho o que eu posso economizar é a energia do meu PC, desligando o mesmo nos momentos que estou em atividades externas ou em intervalo. Também temos o cuidado de economizar na utilização dos copinhos plásticos, substituindo o mesmo por canecas – abaixo foto da minha caneca.
  
 
 REUTILIZAR
Na minha casa tudo que fica guardado por muito tempo é logo passado para frente, porém, a condição é que os objetos repassados devem estar em bom estado, para que os próximos “proprietários” usem e abusem assim como nós já fizemos. Roupas, acessórios, itens para casa, perfumes, tudo é compartilhado na hora certa. Além disso, eu e minha mãe utilizamos muitas coisas em conjunto, evitando desperdícios e “compras desnecessárias”!
Ainda pensando nessa onde de REUTILIZAR eu e minha amigas bolamos um ”bazar” para trocarmos nossas coisas que estão guardadas sem uso a mais de pelo menos 02 meses. Como ainda não nos encontramos para o bazar, que provavelmente acontecerá no dia 17/12, não tenho fotos, mas assim que acontecer, colocarei aqui no blog os registros do encontro!
RECICLAR
O SESI, local em qual eu trabalho, o lixo é devidamente separado. Há 03 anos estou no SESI e sempre escutei nosso Time do Clima “batendo na tecla reciclagem”. Os banners, por exemplo, são entregues para uma comunidade que os transformam em bolsas, como as que estão na foto abaixo.
   
 
Também foi o SESI que me inspirou a trazer a reciclagem para dentro de casa. Sempre tive a clareza de como prejudicamos o meio ambiente quando o lixo não é separado, mas entre saber isso e fazer alguma coisa para mudar minha postura levei um bom tempo! Há meses eu vinha conversando com a minha família sobre a importância de separarmos o lixo de casa, coisa que não fazíamos até bem pouco tempo atrás. Há algumas semanas vi um movimento, pois o caminho da coleta reciclável começou a passar aqui no meu bairro. Após 03 semanas que estávamos efetivamente separando o lixo orgânico do reciclável percebemos que 90% do lixo que geramos na minha casa é reciclável. Tirei 02 fotos – a primeira mostra alguns itens o que geramos de lixo reciclável aqui em casa por dia e a segunda mostra o que recolhemos em aproximadamente 02 semanas.
  
 Lixo Diário
 
 Além disso, na minha pós de Jogos Cooperativos, tive um professor que trouxe um jogo que era jogado com tampinhas de plástico. Fiquei encantada com a quantidade de tampinhas que ele havia recolhido e decidi que também faria jogos com tampinhas. Como não conseguiria recolher sozinha várias tampinhas, iniciei um movimento no SESI, via e-mail, solicitando ajuda para recolher tampinhas. Abaixo uma foto do que com a ajuda de muitas pessoas eu consegui arrecadar até o momento.
 
Além da ajuda para recolher as tampinhas, fico muito contente das pessoas estarem envolvidas e indiretamente estarem “reciclando”, pois possivelmente junto com as garrafas todas as tampas que já tenho e as que ainda vou arrecadar iriam para o lixo.
  
É isso! Por hora é isso que tenho feito para melhorar meus 3’R =)
Mesmo que as reduções pareçam poucas e pequenas, eu acredito que já é um bom começo para TRANS-FORMAR o mundo no mundo que eu DESEJO!


Um comentário:

  1. Parabéns amiga....amei suas iniciativas...algumas já realizo aqui em casa, mas é sempre um bom aprendizado para aqueles que passarem por nossa vida perceberem que somos bons exemplos e estamos fazendo nossa parte...PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir