quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PASSO 02 – GSA 2012 – 3’R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REDUZIR
Com a proposta da segunda prova do GSA parei para rever minha Pegada de Carbono e conclui que alguns gastos são difíceis de serem totalmente eliminados, como o gasto do combustível para ir trabalhar e a energia da luz e agua que gosto em casa, mas também sei que com algum esforço posso diminuir esses gastos. Então, algumas das minhas iniciativas a partir dessa última semana foram:
  • Como eu não poderia excluir meus banhos (rs), fiquei atenta ao tempo gasto nos mesmos, controlando os minutos.
  • Na minha casa moramos eu e minha mãe e nós ficamos em casa praticamente somente de noite e finais de semana! Como somos somente nós duas nós ficamos muito tempo juntas, no mesmo ambiente, então não vejo como podemos economizar mais no quesito luz.
  • Sempre fui trabalhar sozinha de carro e por várias vezes enquanto estava parada no transito me perguntava por que todos os carros têm somente 01 pessoa, inclusive o meu. Penso na comodidade que temos quando não dependemos de ninguém, podendo ir e vir na hora que quisermos, mas reconheço que essa atitude não colabora com o meio e com as outras pessoas. Por isso, essa prova me estimulou a fazer algo e MUDA! Todos os dias desta semana eu e a Ana, menina da foto, fomos e voltamos juntas para o trabalho. Ela mora no caminho da minha casa para o trabalho, entramos e saímos no mesmo horário e por isso estamos nos adaptando bem a “carona”! Do que depender de mim continuaremos fazendo nossa parte e continuaremos com as “caronas”.
  
 
Ana Carol e Glenda no trabalho =)
  • No trabalho o que eu posso economizar é a energia do meu PC, desligando o mesmo nos momentos que estou em atividades externas ou em intervalo. Também temos o cuidado de economizar na utilização dos copinhos plásticos, substituindo o mesmo por canecas – abaixo foto da minha caneca.
  
 
 REUTILIZAR
Na minha casa tudo que fica guardado por muito tempo é logo passado para frente, porém, a condição é que os objetos repassados devem estar em bom estado, para que os próximos “proprietários” usem e abusem assim como nós já fizemos. Roupas, acessórios, itens para casa, perfumes, tudo é compartilhado na hora certa. Além disso, eu e minha mãe utilizamos muitas coisas em conjunto, evitando desperdícios e “compras desnecessárias”!
Ainda pensando nessa onde de REUTILIZAR eu e minha amigas bolamos um ”bazar” para trocarmos nossas coisas que estão guardadas sem uso a mais de pelo menos 02 meses. Como ainda não nos encontramos para o bazar, que provavelmente acontecerá no dia 17/12, não tenho fotos, mas assim que acontecer, colocarei aqui no blog os registros do encontro!
RECICLAR
O SESI, local em qual eu trabalho, o lixo é devidamente separado. Há 03 anos estou no SESI e sempre escutei nosso Time do Clima “batendo na tecla reciclagem”. Os banners, por exemplo, são entregues para uma comunidade que os transformam em bolsas, como as que estão na foto abaixo.
   
 
Também foi o SESI que me inspirou a trazer a reciclagem para dentro de casa. Sempre tive a clareza de como prejudicamos o meio ambiente quando o lixo não é separado, mas entre saber isso e fazer alguma coisa para mudar minha postura levei um bom tempo! Há meses eu vinha conversando com a minha família sobre a importância de separarmos o lixo de casa, coisa que não fazíamos até bem pouco tempo atrás. Há algumas semanas vi um movimento, pois o caminho da coleta reciclável começou a passar aqui no meu bairro. Após 03 semanas que estávamos efetivamente separando o lixo orgânico do reciclável percebemos que 90% do lixo que geramos na minha casa é reciclável. Tirei 02 fotos – a primeira mostra alguns itens o que geramos de lixo reciclável aqui em casa por dia e a segunda mostra o que recolhemos em aproximadamente 02 semanas.
  
 Lixo Diário
 
 Além disso, na minha pós de Jogos Cooperativos, tive um professor que trouxe um jogo que era jogado com tampinhas de plástico. Fiquei encantada com a quantidade de tampinhas que ele havia recolhido e decidi que também faria jogos com tampinhas. Como não conseguiria recolher sozinha várias tampinhas, iniciei um movimento no SESI, via e-mail, solicitando ajuda para recolher tampinhas. Abaixo uma foto do que com a ajuda de muitas pessoas eu consegui arrecadar até o momento.
 
Além da ajuda para recolher as tampinhas, fico muito contente das pessoas estarem envolvidas e indiretamente estarem “reciclando”, pois possivelmente junto com as garrafas todas as tampas que já tenho e as que ainda vou arrecadar iriam para o lixo.
  
É isso! Por hora é isso que tenho feito para melhorar meus 3’R =)
Mesmo que as reduções pareçam poucas e pequenas, eu acredito que já é um bom começo para TRANS-FORMAR o mundo no mundo que eu DESEJO!


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Guerreiros sem Armas =)

Olá, para apresentar quem eu sou (complementando o post anterior), como estou, meus sonhos, desafios e oficinas decidi fazer um vídeo de apresentação!

Espero que vocês gostem!!!

video

Além disso, calculei minha Pegada de Carbono! Abaixo resultado:

"39,293 lbs of CO2 per year or 13,098 pounds of CO2 per year per household member"
Obs.: 62,250 pounds is about average in the United States for a household of three people over a year. Site: http://www.epa.gov/climatechange/emissions/ind_calculator.html.

sábado, 5 de novembro de 2011

Quem sou EU...

Meu nome é Glenda Barcarol.

Sou brasileira, 23 anos, residente de Curitiba (PR), administradora, atuo em projetos de Educação no SESI PR e em oficinas de Jogos Cooperativos... Sou a filha caçula da Salete e do Guaraci, irmã da Shirley e a INHA (ou madrinha) da Letícia! Sou católica, mas acredito em todas as religiões, pois considero qualquer demonstração de fé valida! Gosto de música, praia, pizza, cafés (adoro sair para tomar um café com os amigos), mas também gosto de ficar em casa, ver desenho, mas nada de filmes de terror... Amo viajar! Dizem que dirijo bem, mas às vezes tenho minhas dúvidas, canto somente para mim mesmo ou em momentos de descontração! Estou terminando uma pós de Jogos Cooperativos que considero como divisora de águas! Já fui impaciente, mas hoje ESTOU mais tranquila e leve!

Me construo e desconstruo constantemente, tirando das minhas experiências aprendizados que me levem adiante! Trago comigo sonhos e ideais que me motivam e me movimentam! Quero fazer e ver acontecer e por isso, acredito que “Um mais Um sempre é muito mais que Dois”! Acredito que somos essencialmente cooperativos e que somente precisamos de uma forcinha para nos lembrar disso!

Essa é uma pequena apresentação sobre quem eu sou =)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Guerreiros Sem Armas 2012


O que é o programa Guerreiros Sem Armas?

É um programa que mobiliza gente do MUNDO INTEIRO para TRANS-FORMAR o mundo começando AGORA MESMO!!! O objetivo é "por meio da experiência prática, oferecer a cada participante, subsídios para propor soluções e desenvolver projetos em suas cidades, regiões e países, que respondam aos desafios sociais, econômicos e ambientais que compartilhamos, respeitando a identidade própria de cada povo ou comunidade."

Em julho de 2012, durante um mês os participantes do GSA trabalharão em uma comunidade, mobilizando recursos e talentos locais, para realizar um SONHO COLETIVO da comunidade!!!

Eu quero fazer parte desses SONHOS COLETIVOS, e por isso, sou uma das candidatas do Guerreiros sem Armas 2012!

Conto com o apoio e todos =)
Abraços,