sexta-feira, 29 de junho de 2012

Guerreiros sem Armas - DIA 05

Hoje foi um dia muito especial, porque fomos pela primeira vez até a comunidade Aldeia, mas também por uma série de outros acontecimentos! Para chegarmos até a comunidade, primeiro nós pegamos um ônibus, daí fizemos uma rápida travessia com barco, depois mais um ônibus (tudo muito rápido) e então chegamos... 


Fomos recebidos pelo Felipe e sua mulher, Jéssica. Eles se mudaram para a Aldeia para trabalhar Jiu-Jitsu com as crianças da comunidade! Eles atendem hoje 60 crianças, com a luta, porém a meta é chegar à 100 crianças aprendendo a luta, informática e inglês. A primeira coisa possível de ser percebida é como eles são os exemplos que aquela turminha quer seguir... Fizemos o jogo do crachá e nos sonhos, qualidades e o que espera acontecer de várias crianças apareceram a palavra Jiu-Jitsu! 

Passamos pelo primeiro passo da filosofia do Guerreiros - OLHAR! Caminhamos pela comunidade de olhos vendados, sendo guiados e na sequência de olhos abertos, guiando nosso parceiro. Mais uma vez ficou muito forte para mim que nosso olhar nos limita e nos engana... Na primeira caminhada tive uma sensação dos lugares por onde passamos, porém de olhos apertos eu já não conseguia ver tantas belezas que pra mim estavam tão presentes inicialmente! Na sequência fizemos outra caminhada, mas a dupla de olhos abertos e procurando juntos as belezas do lugar, das pessoas, animais, momentos... Eu e o Franz, meu parceiro, achamos algumas belezas, além de muita gente querendo conversar... Até combinei que amanhã vou soltar pipa com alguns meninos =P para finalizar nossa manhã o Mukund, da Índia, puxou a dança "Perekete" com as crianças (todas queriam aquele menino que falava a língua estrangeira rsrsrsrs)... Foi demais... Agora entendo quando o Edgard falava "as crianças são sempre as primeiras a chegar e as últimas a sair"! Elas acompanharam tudo, perguntaram, falaram em inglês, interagiram e até deram presentes!

Mukund =)

No período da tarde caminhamos pela comunidade com alguns moradores... Pelo caminho eles foram contando suas histórias e nós, Guerreiros, tínhamos a tarefa de procurar algumas belezas no percurso. Encontramos a dona Maria Cristina, super faladeira, o seu Inácio, que mora ali há 15 anos e que ainda "luta" por melhores condições de recebimento de aguá para todos, ficamos sabendo sobre a expansão do Porto na versão dos moradores, sobre os acidentes que acontecem com as crianças nas linhas do trem (vários moradores tem suas casas encostadas nas linhas), olhamos, conversamos, observamos... E as belezas voltaram a aparecer, agora de olhos abertos!

Comunidade Aldeia =)

No caminho de volta Mukund começou a me contar um pouco sobre sua cultura, ele é indiano. Para eles a Vaca é sagrada e ele me explicou os vários motivos, inclusive porque elas são comparadas com as nossas mães - "As vacas, assim como nossas mães, nos dão tudo" - para mim já foi o suficiente para entender e respeitar o tratamento dado ao animal. Ele falou também sobre respiração e meditação... No país dele a meditação é muito praticada, principalmente como uma forma para invocar os três principais chacras e adequar a respiração para uma forma que auxilie nosso corpo a viver melhor e por mais tempo! Ele me deu o exemplo da borboleta que respira 200x por minuto e vive um dia e de uma tartaruga que respira 2x por minuto e vive 300 anos...

Chegando ao CEFAS, o pessoal de Guiné Bissau nos convidou para jantar na maneira deles... COMENDO COM AS MÃOS, pois quando as pessoas comem com as mãos e nos mesmos pratos, elas demonstram o afeto e o respeito que tem umas pelas outras, além de igualar todo mundo, mostrando que somos todos iguais! Nesse momento me dei conta da diversidade de nossas culturas e de como para eles é um MEGA desafio se adaptar para a nossa cultura, nos respeitando e muitas vezes deixando seus hábitos de lado.

A última conversa da noite foi com o Tipso (é assim que se fala, mas não como se escrever). Ele estava em contando como acontecem os casamentos no seu país... Ele é da Africa do Sul. Lá os tios do noivo visitam inicialmente a família da noiva para conversar sobre o dote e daí, após vários movimentos, os pretendentes começam a se relacionar! A festa de casamento dura 3 dias... 03 DIAS! Se eu não entendi errado, no primeiro dia o noivo vai até a casa da família da noiva e começa a cantar, se a família gostar, eles deixam o noivo entrar, se não gostarem ele fica lá fora... Isso pode levar horas... No último dia de festa o noivo troca de roupa pelo menos 03 vezes!

Hoje foi um dia muito conturbado, com muitas novidades e emoções... Minha ficha está caindo que estou no Guerreiros sem Armas, que o relacionamento com a comunidade começou e que principalmente estou vivendo por 01 mês com pessoas de diversas culturas... Se eu chorei? Aff... Muito é bobeira =P

Meu nome é Glenda e assim eu digo HEY! 

2 comentários:

  1. Que lindo!!!! Aaahhhh seu eu não chorei aki tb amiga....hihihi...

    ResponderExcluir
  2. Lindo Gle!! To emocionada!!!
    Orgulho de ser sua amiga!!! ;)

    ResponderExcluir